Parabéns, Brasil

A Argentina aprovou hoje o casamento gay. É o primeiro país da América Latina a fazer isso. Enquanto isso, o nosso Brasilzão fica fingindo que é moderno mas não consegue nem discutir seriamente a lei que permite a adoção de crianças por casais homossexuais.

De manhã, recebi um e-mail que explica muito bem por que os argentinos são muito (muito) mais maduros que a gente em termos políticos:

“Eles podem ter uma indústria falida, tecnologia ultrapassada, desastres econômicos, etc… Mas uma coisa o povo argentino (e diria que o uruguaio tb) tem de sobra: paixão pela política.

Depois de anos com o maior e mais nefasto neoliberal do mundo (Carlos Menem), que destruiu o país e fez todo mundo aqui perder tudo, os argentinos não escolheram dizer “é tudo ladrão, vou pra praia nas eleições” etc…

Acho que aqui o povo entende que por mais nojenta que seja a maneira como se faz política, ela é a única arma que temos para consquistar melhorias, confirmar direitos e defender injustiças.

Desde que eu cheguei aqui, já vi a reforma da lei de meios de comunicação, a aprovação da assignação universal por filho, a condenação de repressores durante a ditadura e agora, o matrimônio gay, além de muitas outras coisas “menores”. Avanços significativos em apenas 3 anos.

Eles transmitem essas grandes discussões/votações por todos os canais de tv. Todos assistem o que os deputados e depois, senadores, têm a dizer. Assim é que se faz política.

É isso, estou feliz… Nem tanto pelos gays desse mundo, mas sim por ver como a democracia pode ser lindamente exercida.

Beijos, Nadja.”

A Nadja é orgulhosamente brasileira e mora em Buenos Aires há uns dois anos. Quando está inspirada, assina o blog Samba Esse Tango. No twitter, ela é @nadjabium.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s