É possível ajudar de verdade

No meio de toda essa história de eleição, acabei topando em um vídeo do TED com uma tal de Jessica Jackley, que, um dia, decidiu largar o emprego que tinha para fazer o bem.

Simples assim.

Ela é a fundadora do Kiva, uma organização que oferece empréstimos para pessoas carentes quem estão a fim de montar um pequeno negócio. O mais legal é que ela não faz isso sozinha. Ela mobiliza gente como eu, como você, para ajudar nessa tarefa. E, assim, conectando pessoas, ela ajuda efetivamente a diminuir a pobreza no mundo.

A ideia da Jessica, como ela mesma diz no vídeo, parte do princípio que as pessoas são generosas por natureza e que quem precisa de ajuda tem, sim, força de vontade – e quer trabalhar, produzir, construir algo, não somente receber dinheiro. Não se cobra nenhum tipo de juros sobre os empréstimos e todos devem ser pagos de volta, sem exceção.

No fim das contas, o Kiva acaba funcionando como uma comunidade online de combate à pobreza. Além disso, os doadores e os beneficiados se aproximam, já que o dinheiro deve ser devolvido em algum momento. Mais do que caridade, é um investimento – o que faz com que os dois lados encarem com seriedade a ideia.

Em um dos momentos do vídeo (que você deveria assistir no site do TED 2010), Jessica comenta que, antes do Kiva, ela fazia caridade para ELA se sentir bem. E, falando a verdade, é quase sempre assim, né? Quem se envolve de verdade para saber se o que fez realmente ajudou alguém? Ou se aquele alguém precisava daquele tipo de ajuda?

Ainda não sei o que vou fazer a respeito. Mas não dá pra ficar esperando que nosso futuro presidente, quem quer que ele seja, vá resolver alguma coisa – especialmente se a gente pode fazer alguma coisa, né?

Anúncios

Uma resposta em “É possível ajudar de verdade

  1. Carol,
    – Como assim? vc diria. Vc tem um blog, um blog delicioso, cheio de coisas legais para ler e eu não sabia!!!??
    Parabéns querida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s