São Luis é só amor

Fiquei apaixonada por São Luis. Os cinco dias na cidade (e só na cidade, sem ir a Barreirinhas ou Alcântara) foram os mais divertidos e surpreendentes de toda a viagem. Mesmo sofrendo sintomas de algo que, algum tempo depois fui descobrir ser dengue.

Centro Histórico de São Luis - Maranhão

Enfim.

São Luis tem duas caras: uma mais moderna, com os prédios chiques à beira mar e quiosques com ótima estrutura. Outra, no centro, tem aquelas casas lindas de azulejos (umas restauradas, outras caindo aos pedaços), bastante gente na rua e um tanto de pobreza. Mesmo assim foi minha parte preferida.

Primeiro, falando da parte moderna. São quilômetros e quilômetros de praia que, durante a semana, fica quase que deserta (não fosse por algumas pessoas que passam pelos quiosques na hora do almoço). Nos fins de semana, bastante gente aparece por lá, mas nada que faça parecer a Praia Grande no fim de ano.

Praia do Calhau - São Luis - Maranhão

Vá se preparando: não é a praia mais bonita do Brasil. Mas vale, sim, a visita. A recomendação dos locais foi para ficar na praia do Calhau. Não ousei duvidar e fiquei por lá (recomendo que faça o mesmo).

Centro Histórico - São Luis - Maranhão

Mas o que ganhou meu coração foi o centro histórico. Durante o dia, é um sobe e desce de ladeira. De noite – especialmente aos fins de semana – as ruazinhas próximas à Casa das Tulhas são tomadas por bares com música ao vivo, um monte de gente na rua… E, sim, muito reggae.

Onde fiquei:

No albergue Solar das Pedras, no centro histórico. Pertinho de tudo, com preço ótimo. Mas não vá esperando muito da estrutura. É simples, simples, simples (mas seguro e limpo).

Compras:

Casa das Tulhas – no centro histórico, o mercado tem frutas (já ouviu falar de bacuri?), todos os tipos de castanhas imagináveis, cachaças e até o típico Guaraná Jesus.  Lá também é possível experimentar o típico açaí maranhense (que se salgado, com farinha, camarão, peixe…). Nas imediação, várias lojas vendem artesanato e produtos típicos.

Anúncios

Uma resposta em “São Luis é só amor

  1. Pingback: Roteiro de férias | Só mais uma coisa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s