Copiar, transformar, combinar. Criar.

Tem coisa que a gente vai deixando para ler ou ver depois e, quando finalmente “tem tempo”, se arrepende de não ter dado atenção antes. Foi isso que senti ao finalmente assistir aos episódios do Everything is a Remix.

“Tudo o que fazemos é um remix do que já existe, das nossas vidas e da vida dos outros”, prega a série. Tudo mesmo, da lâmpada ao carro, passando pela internet e a teoria da evolução.

O primeiro episódio fala sobre o conceito do remix, usando como exemplo o Led Zeppelin. A tese é simples: a banda só foi acusada de plágio porque não chamou suas produções de covers (dando crédito ao artista criador) nem transformou estruturalmente as músicas que usou como referência. O limite entre cópia e influência é tênue.

Na segunda parte ele ataca a indústria do entretenimento dissecando várias das ideias remixadas de Star Wars. Com Kill Bill ele vai além, mostrando como Tarantino usou o remix como parte fundamental da produção. Nem os fenômenos que mudam a cultura pop estão livres.

O terceiro capítulo explica que existem três formas de criar: copiando, transformando ou combinando elementos existentes. Apesar de condenada, a cópia é a forma básica de aprendermos algo. A transformação se dá quando você observa o que foi criado e modifica algumas (ou várias) coisas para melhorar. E a combinação é olhar para os elementos que já existem e compô-los de forma que deem origem a uma coisa nova.

O capítulo final da série está sendo esperado para daqui uns três meses. Mas por enquanto dá pra se divertir no site oficial da produção. É imperdível o vídeo com os remixes de Kill Bill.

Atualização: saiu o vídeo 4. E ele fala sobre como o direito autoral virou um problema. Olha só:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s