A gente é o que a gente vive

2003: quando eu tinha dezoito anos e estava no cursinho, precisei começar a trabalhar para terminar meu curso de inglês.

2008: depois de mil e um problemas em casa, fui obrigada a começar  a ajudar a pagar algumas contas da família. Eu era recém-formada, estava em um emprego novo, ganhando quase nada.

Corta pra hoje.

Um dia, numa das conversas com meu irmão na volta do trabalho, concluímos que essas histórias aí de cima (que um dia eu conto com detalhe) foram as melhores coisas que aconteceram com a gente.

Não que tenha sido fácil abrir mão de metade do salário para pagar a luz ou o gás. Mas é só porque fomos obrigados a passar por isso que aprendemos o valor das coisas (e, mais importante: o valor do trabalho).

Não me entenda errado: não passamos necessidade (nem chegamos perto disso). Mas tivemos que aprender a lidar com escassez. Tivemos que aprender a priorizar. Tivemos que aprender a nos adaptar.

Hoje, a gente olha para algumas pessoas ao redor e vê o que poderia ter sido. A gente poderia estar brigando com o pai porque carro não tem ar-condicionado. Ou comprando um iPhone novo porque não sabe onde enfiou o outro. Ou fechando garrafas superfaturadas de champanhe na balada só porque… Por que mesmo?

Ao invés disso, a gente tá usando o (próprio) dinheiro para viajar. Usando o tempo livre pra jantar na casa dos avós enquanto é possível. Usando o que sobra no fim do mês para planejar a vida.

Não é questão de estar certa ou errada porque cada um faz o que quer da vida. É questão de não ter vergonha da pessoa que se tornou. Eu não tenho. E você?

Resolvi escrever isso aqui depois de ler esse texto da (diva) Eliane Brum na Época sobre a geração de jovens mimados.

4 respostas em “A gente é o que a gente vive

Deixe um comentário

