Como em 1970

Os jornalistas vão gostar dessa – e talvez só eles.

Quando eu entrei na faculdade de jornalismo (só deus pode me jugar), uma das perguntas recorrentes era: como os jornais eram feitos antes da internet? Não estou falando do ctrl+c ctrl+v tão comum nessa vida, mas de não ter o Google para uma pesquisa inicial, ou um acesso rápido aos arquivos de outras publicações, ou mesmo informações públicas e oficiais sobre empresas a um clique de distância.

Aí, o pessoal do University Press (algo como o jornal-laboratório da Florida Atlnatic University) teve a coragem de colocar no ar publicar um jornal como se fosse os anos 70. Da pesquisa à impressão, eles fizeram tudo sem ligar um computador. E a coisa saiu!

O projeto foi guiado por jornalistas veteranos, profissionais da era pré-internet. Além de aproximar as gerações, foi uma forma de mostrar aos jovens repórteres a diferença que as tecnologias fazem no processo jornalístico (e no seu resultado).

Graças à internet, você pode ver o resultado final com um clique, podem conferir todo o processo no Storify do grupo, ou ainda ver as fotos no álbum do Facebook.

Anúncios

Uma resposta em “Como em 1970

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s