Zara-gate

Na semana passada, o programa A Liga, da Band, jogou na cara de todo mundo que trabalho escravo não é coisa do fim de Roraima. É coisa que acontece pertinho do centro de SP, financiado por marcas bem próximas da gente, como a Zara.

Durante o programa, uma porrada de gente começou a tentar diminuir a história, dizendo que “outras marcas de roupas também fazem isso”. Ok, deve ser verdade. Mas isso não tira a culpa da Zara, tira?

Ao invés de ficar diminuindo o problema, não faz mais sentido cobrar que o nome de todas as outras marcas que usam esse tipo de mão-de-obra seja revelado?

Ter comprado roupa na Zara não te faz um criminoso. Continuar comprando roupa na Zara te faz, sim, um pouquinho pior. Mas aí cada um com a sua cabeça, não é mesmo?

Quem não viu o programa, tem que ver. Essa é a parte 1, mas tá tudo no youtube (e eu já linkei aqui embaixo, pra não ter desculpa).

Mais trabalho escravo

A ONG Reporter Brasil, que todo mundo tem que ter nos favoritos, monitora acusações (e condenações) de trabalho escravo em todo o Brasil. Para quem se importou um mínimo com essa história da Zara, é legal saber que várias outras marcas de fast fashion também já tiveram a mesma acusação: Pernambucanas, Marisa, Collins e C&A compraram produtos produzidos com mão-de-obra escrava.

O site ainda tem uma lista de produtores que comprovadamente usam mão-de-obra escrava. E a lista não é pequena, não.

Aí, cada um decide o que faz com essa informação, né?

Vale a pena ver de novo: já falei antes sobre trabalho escravo quando mostrei um infográfico ótimo que mapeia esse tipo de mão-de-obra pelo mundo.

Update: um post que ocmplementa o que eu quis dizer no Vodca Barata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s