A crise da pouca idade

Meus amigos estão em crise. Meus amigos que ainda não têm nem 30 anos de idade estão em crise.

Onde foi que a gente errou? Somos a geração que não teve que simplesmente sair de casa e arrumar um trabalho. A gente pôde estudar o que quisesse, escolher o que fazer da vida, errar, voltar atrás e escolher de novo… Ainda assim, não estamos felizes.

Não me entendam errado: esse não é um post #classemédiasofre. Não é esse o objetivo, eu juro.

Só quero tentar entender por que tantos amigos estão em crise. Tenho amigos que trocam mensalmente de emprego porque nunca estão satisfeitos. Tenho amigos que largaram o emprego e foram viajar pelo mundo (mais de uma vez). Tenho ainda amigos que não largam o que fazem, mas também não deixam de reclamar. Ok, existem os que gostam do trabalho. Mas esses dizem que não têm um chefe decente ou que se consideram mal pagos.

As mulheres ainda têm outro fator: quase todas as meninas da minha geração imaginavam estar casadas aos 30 anos. Parte delas deixaram essa ideia no meio do caminho, em algum lugar entre a faculdade e o trabalho. Outras, ainda estão apegadas a esse ideal. Poucas (pouquíssimas) casaram e algumas já se separaram. De uma forma ou de outra, a vida aos quase 30 não é como imaginavam. E aí? Como faz?

Será que idealizamos demais a vida adulta? Será que ter um mundo de possibilidades fez de nós uma geração de mimados? Será que a gente deveria apenas aceitar e seguir em frente? Alguém tem a receita?

 

———-

Há alguns meses, o incrível Louis CK foi no programa do Conan O’Brien e resumiu: “tudo é maravilhoso, mas ninguém está feliz”. No vídeo, ele fala de como a tecnologia deixou a gente mal-acostumado. O gancho é outro, mas vale a pena:

Deixe um comentário

