Documentário imperdível: The Internet’s Own Boy

Assisti ontem ao documentário sobre Aaron Swartz, um dos criadores do Reddit, e fiquei tão mobilizada / impressionada / tocada que resolvi tirar o pó do blog e fazer um post.

((É óbvio que o post abaixo tem spoilers do filme, mas como todo documentário o que vale é a história e não o desfecho))

Com pouco mais de 1h30 de duração, o documentário conta a história de um cara incrivelmente talentoso, que respirava web e via na programação (e na internet, por consequência) uma forma de melhorar o mundo.

O “melhorar o mundo” de Swartz, na verdade, era algo bem simples: usar a internet para democratizar a informação, facilitando o livre acesso a dados, livros e tudo mais o que fosse público. E eles conseguiu promover mudanças nesse sentido em diversos momentos, inclusive colaborando ativamente para que os EUA não fossem à frente com a Lei de Combate à Pirataria (SOPA) – que, na real, era um grande ataque à liberdade de expressão (mais sobre a SOPA aqui).

O problema é que suas ações incomodavam muita gente e rapidamente o FBI e o Serviço Secreto entraram na história. Aaron foi processado criminalmente por ter feito o download em massa de uma série de artigos acadêmicos de forma ilegal. A pena previa mais de 35 anos de cadeia e uma multa milionária. (sim, prisão por ter feito download de coisas que deveriam ter acesso público. Exagero, não?)

Antes do julgamento, Aaron cometeu suicídio.

A história toda está no documentário “The Intern’s Own Boy”, disponível na íntegra no Youtube:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s