Sobre testes com animais

Aviso inicial: não sou nenhuma ativista, mas, como qualquer ser humano não-psicopata, acho horrível imaginar que coelhinhos fofos (e todos outros bichos) sofram para que eu use um creme legal ou tenha mais uma cor de esmalte à minha disposição.

 

Então, vamos lá.

Há muito tempo que eu penso nessa história de testes (cosméticos, médicos etc) com animais. E assumo que “penso” é o verbo certo em questão, já que fiz bem pouco de muito concreto em relação a isso…

Tentando achar minha torcida certa nesse fla-flu, li uma porrada de coisa que surgiu na internet. E aprendi que:

  • Testes em animais não são proibidos em parte alguma do mundo (nem na UE, já que as regras de lá têm várias brechas). Em lugares como a China, eles são, inclusive, obrigados.
  • É praticamente impossível ser 100% free de testes: ou a empresa usa testes terceirizados ou usa substâncias que, no passado, já foram testadas por outras empresas.
  • É impraticável ir a um supermercado comum e sair de lá com uma compra que não tenha NENHUM produto testado em animais.

bunny1

Com isso dito, o que dá pra fazer? Cheguei em duas ideias:

Dá pra escolher produtos menos nocivos: produtos naturais/orgânicos tendem a ser produzidos de uma forma menos agressiva. A Nyle, do Lookaholic, fez uma lista com um monte de marca que não realiza testes com animais (o site é inclusive uma ótima fonte de informação sobre esse assunto). A Peta também mantém uma base de dados bem atualizada, onde você pode pesquisar as empresas de várias formas. Tem até um app pra isso (sempre tem um app)!

Dá pra usar menos coisas: honestamente, a gente não precisa da porrada de produtos que usa diariamente. Reavaliando o seu dia a dia dá pra cortar alguma coisa. E com um pouco de dedicação dá até pra fazer seu próprio cosmético natural.

Mais alguma ideia?

bunny2

—–

Pra terminaré incrivelmente difícil achar referências anti-testes que não sejam tomadas por paixão (e fotos horrorosas de bichinhos mutilados no processo). Se alguém tiver algum link com algo interessante sobre o assunto, posta nos comentários! 🙂

 

[os gifs são daqui!]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s